quarta-feira, 4 de maio de 2011

Gato por Lebre

Quantas agências publicitárias se dignam vender um produto com defeito!? Quantos publicitários estão dispostos a queimar seus neurónios, arriscar a reputação de sua empresa, para conseguir vender um serviço que esteja caduco, que não sirva para nada!? Não estou e pouco sei do ramo, mas a tendência deve tender para zero.

Fiz estas perguntas a mim mesmo. Gosto de as fazer e ficar a pensar nas mais diversas respostas.
Existe algo parecido, em Portugal, ao atrás descrito. Não sei quem está por detrás da máquina partidária e da imagem do Primeiro-ministro José Sócrates, mas, tenho de os felicitar.
Após o vinte cinco de Abril de 1974, ninguém conseguiu manipular tão bem a comunicação social como a máquina do PS. Já tínhamos visto, um canal generalista privado sofrer pressão para mudar a direcção de informação e colocar jornalistas incómodos na prateleira para abafar os casos mais melindrosos em que o primeiro-ministro estava envolvido. Conseguiram...
Vimos também, uma novela, bem ensaiada, de nome “Congresso”, que mais não serviu para passar ao exterior a imagem de “Calimero”. O culpado da crise politica, o resultado da bancarrota a que chegámos tinha sido dos partidos da oposição. Mais concretamente de Passos Coelho e do seu PSD, que não governando o país nos últimos seis anos, conseguiu tal proeza. Houve idolatração, vénias, lágrimas pelo grande timoneiro que tudo faz (fez) para salvar Portugal. Sim! É preciso “salvar” o país de quem queira salvar e endireitar o país – é este o lema.
Nas duas ultimas semanas, o expoente máximo aconteceu. No Fórum da TSF, Sócrates, disposto a responder às perguntas dos ouvintes só conseguiu ouvir elogios, bem-hajas por sua existência, qual D. Sebastião que vem salvar o país de um governo que nos deixou de parra à frente e nada atrás. A máquina do PS trabalhou bem, tendo conquistado a grande maioria das chamadas e assim passar a mensagem, que Sócrates é o Salvador que todos devíamos seguir. A reacção de tal façanha não se fez esperar, ficou bem evidente no site da TSF e na página da estação no Facebook – muito contrárias ao que foi para o ar. Há sempre gente, pessoas “incultas” que não “comem e estão caladas”. Nem um comunicado do director da estação fez com que houvesse repercussão em outros meios de comunicação. Não há ninguém neste momento que toque, ou arranhe, a imagem do PM.
Ontem, mais show off. Sócrates convoca uma conferência de imprensa para as 20:30. Era preciso aparecer em directo nos telejornais, mas não se podia perder todo o telespectador que estava a ver o jogo Barcelona-Real Madrid. Esperou-se pelo intervalo. Uma pseudo-conferência onde foi proibido tirar fotografias. Só o fotógrafo do Primeiro-ministro tinha autorização para tal. Alguém reclamou!? Uma pseudo-conferência de imprensa onde não foi possível fazer perguntas. Alguém reclamou!? Uma pseudo-conferência de imprensa onde se iria explicar, definir o futuro próximo dos portugueses e dela nada saiu. Em vez das medidas que iriam afectar os portugueses, houve campanha eleitoral. Ninguém me tira da cabeça, que foi a máquina do PS que andou a inundar os meios de comunicação com as medidas monstruosas que ai vinha, com o terror dos senhores do FMI. Está tudo explicado. Tudo isto serviu para José Sócrates aparecer como Santo, como Salvador, como o principal responsável que afastou o demónio de todos nós - e por isso ele estava contente. Nem um sacrifício… nem o valor do empréstimo…só aquilo que o povo queria ouvir, omitindo a verdade, escondendo toda e qualquer medida que vai/irá ao bolso de quem trabalha, de quem já pouco tem. Afinal, tinha e fazia tudo parte de um espectáculo. E que faz a comunicação social que foi e continua a ser manipulada? Nada… Absolutamente nada…. De joelhos, continua seguindo e participando no espectáculo.
A máquina partidária do PS, é das melhores que já se tem visto. Não sei se alguma agência publicitária conseguia colocar “gato por lebre” no mercado e as vendas do produto continuarem em grande. Há quem o consiga fazer há seis anos consecutivos e a bom ritmo para continuar a ser líder de mercado... infelizmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário