quarta-feira, 28 de abril de 2010

O valor de um sorriso

Há coisas que de tão simples, passam por vezes despercebidas e têm imenso valor.
Quanto vale um "Sorriso"!? Não é quantificável... É a mais-valia que recebemos, quando estamos em momentos menos bons e nos revitaliza. É o sentimento de alegria ao ver a expressão de alguém feliz. Pode significar “Gosto de ti…” "Ainda bem que aqui estás…" “É tão bom te ouvir..." ou ainda o mais simples "Obrigado!"

Um sorriso é capaz de fazer mais do que mil palavras. Há mesmo sorrisos, que não são traduzíveis – um sorriso e um olhar, tal como no código morse, só alguns o conseguem decifrar.

Um sorriso, dá-nos o direito a sonhar. A deduzir o seu significado e mesmo que não signifique o que queiramos, não deixa de ser um sorriso. Algo que recebemos de bom grado por alguém que partilhou a sua felicidade, alegria… E só isso por vezes é tão bom.

Todos nós temos um sorriso na mente. Seja de quem for. De alguém de quem gostamos ou de alguém que já partiu. Não é por acaso, que quando alguém parte desta vida, a imagem que queremos guardar, é a do seu sorriso. Dá-nos a esperança de pensar que ficou e que está bem nessa sua “viagem” – é tranquilizante.

Como o sorriso de uma criança. Há coisa melhor no mundo do que ver uma criança a sorrir!? A sua simplicidade, ingenuidade, um sorriso “limpo” sem qualquer outro significado que não o de pura alegria e satisfação. Quem fica indiferente ao passar por uma criança, que na sua brincadeira, sorri de “orelha a orelha”? Até a vida tem outro sabor, ao ver tal imagem.

Ou o sorriso de quem amamos. Como podemos ser felizes, se as pessoas de quem gostamos não sorriem? O seu sorriso, é… tem de ser o nosso sorriso. O seu bem-estar, é o nosso bem-estar. E vice-versa. Há que fazer tudo para que, esta expressão facial, não passe despercebida, não seja só mais uma… Há que fazer com que a felicidade reine. Sorrir é amar, é significar “Estou bem…”. O sorriso de um familiar ou de um amigo é melhor que qualquer remédio. Muitas vezes, cura as “maleitas” que nos atormentam o dia-a-dia. O seu não sorriso, é problema que temos de resolver. Com gestos, com palavras, com o que seja ou apenas e tão só com o nosso sorriso.

O sorriso não é uma expressão egoísta, é sobretudo um meio de partilhar sentimentos, algo de bom.
Confesso, que só há pouco tempo, percebi, o que pode significar um sorriso e o bom que é receber. As minhas desculpas a quem um dia, esperava um sorriso meu e não o teve. Não foi por maldade, mas sim pura ignorância, uma possível timidez que até rima com estupidez. Fui egoísta, ficando com o sorriso para mim, não demonstrando o quanto estava feliz ou o que poderia significar para vós. Acho que já dei um grande passo ao perceber isto. Aos poucos vou-o libertando e quando o virem, acreditem que é sincero, sabem que não sou de “teatros”. Espero ainda ir a tempo para que o meu sorriso, seja o vosso sorriso, porque muitos dos vossos já são os meus.
Vamos sorrir para a vida, para que esta também nos sorria… :-))

2 comentários:

  1. A primeira vez que te vi de facto sorrir não era a tua melhor característica mas eu já sabia que era, não por ignorância, mas sim por timidez...
    Fico feliz que agora consigas sorrir sem medos porque realmente receber e dar um sorriso é das melhores coisas da vida e espero sinceramente, poder voltar a ver esse sorriso tímido em breve.

    Bjs

    marlene

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão Marli...
    E tu és uma daquelas que merece o meu sorriso.
    Beijinho :-))

    ResponderEliminar