terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Natal

Começo a contar os dias. Os dias que faltam para o homem de barba branca descer a chaminé da lareira. Sim! Ainda acredito. Apesar da idade, ainda acredito que o Pai Natal existe. E o menino Jesus sabe que me portei bem.

É sempre com emoção que o vejo iniciar, na Lapónia, sua viagem, sentado no trenó e puxado pelas renas. É verdade que ainda não o vi voar, mas isso não é razão para duvidar de sua existência. É uma dádiva a que poucos têm acesso. Talvez os mais incrédulos tenham prioridade para testemunhar tal façanha.

O presépio está feito. Família sagrada sobressai de entre centenas de figuras. Mais que o ter em lugar privilegiado da casa, está a convicção que nos está a proteger, a abençoar. O menino deitado nas palhas olha por todos nós. E não lhe peço mais nada…

A árvore cuja estrela no cimo fica a rasar o tecto, está feita com a desorganização das crianças. Decoração pouco ou nada simétrica sem haver monopólio de uma cor. Todas as cores têm direito a “viver” nesta árvore. Muitas bolas, sinos, anjos, pai e mãe Natal, pinhas, fitas e muita luz. Piscam ao som da música que nos embala e nos transporta para um outro mundo. O mundo em que todos deveríamos viajar nesta época, mas assim não é…

Escrevo a carta ao Pai Natal, pedindo meus desejos. Sempre achei que tinha maior eficácia, do que as passas de uva no Ano Novo. Do Pai Natal, sei que depois confraterniza com o menino Jesus. E eles, reunidos, lá sabem se os mereço ou não. Das passas de uva, nada sei… a não ser que é complicado as comer durante as badaladas da meia-noite. Depois… seguem o caminho de qualquer outro alimento.

Natal é família. Gosto de a ter reunida. Acender a lareira, mesmo não estando frio e ali ficar… a conversar, a brincar, a ver as sobrinhas ansiosas tal como eu ficava na idade delas. Sabem que ali em casa, o Pai Natal só chega depois de todos estarem a dormir. Ainda sonho com o dia de ter um Natal com neve. Ver a brancura nos telhados e campos circundantes nesta noite mágica. Construir um boneco de neve, mesmo que depois digam que tem a cara bolachuda como à minha. Pouco importa…

Mas Natal não é só alegria. Não consigo passar esta época sem pensar nos outros. Como era bom que todas as crianças pudessem viver esta quadra de maneira igual. Não com muitas prendas acabando por brincar com nada. Mas tendo o aconchego quente de um lar, de sentir o carinho de uma família, de ter uma ceia digna e então no fim abrir um presente.

Vivo em constante conflito comigo próprio. Não consigo deixar de pensar neste mundo cruel tendo as minhas dúvidas de ser o melhor. A comida que sobra sempre e outras sem nada na mesa. As prendas que se abrem não dando o devido valor enquanto outros nada têm para dar o mínimo dos valores. Dos pais que trabalham todo o ano e mesmo assim não conseguem concretizar o desejo dos filhos. Muitas vezes o desejo é tão só um par de sapatos novo, uma camisola.

É nesta mistura de sentimentos que me faz acreditar no espírito de Natal. No espírito que invade e se entranha nas pessoas, parecendo todas boazinhas e mesmo por vezes contrariadas ajudam o próximo. Acredito no dia em que esta magia se enraíze nas pessoas e se prolongue para além de Dezembro.

A começar por mim, por vós…


Feliz Natal


3 comentários:

  1. Nunca viste o Pai Natal a voar? Em todos os filmes de animação do Natal, ele voa;) nao tens estado atento! Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  2. Isabelinha... Todos nós sabemos que o Pai Natal dos desenhos animados é ficção. Estava-me a referir ao VERDADEIRO Pai Natal :-)))
    Feliz Natal, Beijoca :-))

    Marta! Sempre encontraste a caixa dos comentários... LoL Obrigado pelo sorriso, beijinho :-))

    ResponderEliminar